domingo, 11 de novembro de 2012

O QUE É BUDISMO?

Imagem extraída do google.


 
Pelo Rev. Gyomay Kubose.



O budismo é uma religião de iluminação e um caminho de vida. Não é uma religião de crença. Logo, no budismo não há dogmas para se acreditar nem credos para se seguir. O budismo ensina a ver e compreender a vida e as coisas exatamente como elas são. E nos ensina a viver corretamente.


Cada pessoa, independente de sua posição e condições, tem seus próprios problemas. Nenhuma pessoa está livre do sofrimento.
 Foi exatamente para enfrentar os sofrimentos da vida humana que nasceram os diferentes tipos de religião.
O propósito de todas as religiões é solucionar os problemas humanos.
 

Existem ensinamentos que são como um dedo apontando o caminho a seguir, onde acreditam na existência de um ser supremo, que é um criador, um amparo, um protetor e um juiz e que é onipotente. Elas, portanto, rezam a este “agente” externo, pedindo a cura dos problemas humanos, oram a ele, adoram-no e o glorificam, e pedem sua misericórdia.


O budismo é totalmente diferente dessas atitudes. O budismo ensina um modo auto-responsável de vida. Ensina a verdade e os fatos da vida e do mundo, para que possamos ver e compreender a vida tal como ela é e as coisas tais como elas são. A vida, às vezes é áspera, no entanto, quando os problemas da vida forem surgindo, não devemos tentar ignorá-los ou fugir deles. Nós mesmos temos de aceitar estes problemas e compreendê-los de forma dinâmica e com muita coragem!


O budismo ensina o homem a ser capaz de pôr-se de pé e caminhar por si mesmo. Os ensinamentos tornam o homem independente e livre, mas lembrando que nós mesmos temos que caminhar; ninguém caminha por nós.


Os budistas por sua vez, não costumam fazer preces para serem salvos e nem pedem pela misericórdia de Buda, pois Buda não é nenhuma espécie de deus. Buda é um homem que alcançou a iluminação. Ele é um mestre que deseja que nos tornemos como ele mesmo, livres, independentes e iluminados.


Quando somos verdadeiramente capazes de ver e compreender a vida, sua realidade, seu valor e beleza, bem como seus problemas, somos capazes de aceitar a vida de modo dinâmico e trilhar seu caminho com apreço e gratidão. Este caminho de vida é o budismo.
 


Fonte: Texto extraído do livro Budismo Essencial - A Arte de Viver o Dia a Dia do autor Rev. Gyomay Kubose. hospedagem php
 
 
 
E complemento:  Devemos prosseguir com a veracidade de um leão. Devemos avançar com firme fé! É a fé que abre o caminho da mais sublime felicidade de nós mesmos e de outras pessoas.
Sinto-me agraciada com a boa sorte de nesta existência ter a oportunidade de seguir e praticar o Budismo de Nitiren Daishonin.
Aprendi nestes 3 anos de prática(converti-me no dia 12/09/09), que nunca devemos esmorecer diante das dificuldades da vida, devemos enfrentar tudo de frente e agradecer pelas adversidades, que tanto nos fortalece e nos ensina a " Criarmos Novos Valores".
Budismo é vitória ou derrota!! Budismo é razão!!
A nossa vitória ou derrota é definida pelo nosso espírito de luta!! Sem um esforço tenaz, não conquistamos nada. E acreditem, nada cai co céu!!Sejamos fortes diante das intémperies da vida!!
 
Um beijo enorme à todas!
Um bom final de noite!!
 
Ludmila Salomão.
 
 

Um comentário:

Obrigada pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...