quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Limpeza de Pele.



Você pode até estar se perguntando: mas se eu quero maquiar, por quê limpar antes? Este foi um dos grandes erros que cometi anos a fio. Por não ter conhecimento do assunto, por não dar a devida relevância, por falta de tempo…

Enfim: nunca é tarde para aprender e rever nossas posturas, em relação a nós mesmos e aos que nos cercam.
Hoje, limpar minha pele passou a ser como tomar banho, beber água, me alimentar: faz parte do ritual duas vezes por dia, ao menos… ao acordar e antes de deitar… Ah! Só pra lembrar também, LIMPAR a pele do rosto é diferente de LAVAR o rosto, ok? Hoje vou falar da limpeza mais simples, diária, aquela que a gente faz em casa mesmo.

Pra gente entender um pouquinho mais, nossa pele é composta pela epiderme, derme e hipoderme. Nossas maquiagens favoritas (e também a fuligem dos automóveis, o pó, o vento forte, o sol…) são lançadas sobre nossa epiderme, que é a camada que envolve todo o nosso corpo.
Ela é a que está mais exposta aos agentes externos. Você sabia que a epiderme se renova continuamente? Sim, este é um processo natural, e que se dá a cada dois meses, mais ou menos.
Mas a medida que sobre as células existe tanta “sujeira” , este processo vai se tornando cada vez mais lento, com o passar do tempo… sem contar que, quanto mais idade temos, mais lento vai se tornando tudo em nossa máquina, corpo humano. Por isso, pelo menos uma vez na semana, é importante usarmos um sabonete esfoliante, o mais simples que for, para “dessufocar” (esta palavra existe?) a pele.

Ah! Antes que eu esqueça, aqui vai uma grande dica: água! Muuuuiiiiita água! Beber água é por demais saudável, para todo o organismo! Já que nosso corpo é formado em 70% por água…



OS TIPOS DE PELE:

A pele normal é de aparência delicada, e sua textura é suave. Raramente apresenta problemas. É a pele que todas nós gostariamos de ter. Porém, sua tendência é tornar-se uma pele seca. A limpeza da pele pode ser feita com um sabonete de limpeza profunda dos poros, em dias alternados um adstringente… e não abrir mão de um hidratante (com filtro solar!) para o dia, e um creme nutritivo à noite… a esfoliação pode ser feita uma vez na semana, para dar aquele viso bonito na pele, ajudar a remover as células mortas e a penetrar melhor os cosméticos.

A pele oleosa apresenta os poros dilatados e a aparência de um “lustro” constante. Tem a tendência para as mais jovens de apresentar acne com mais facilidade, e para as mais maduras, de não apresentar rugas. Fique longe de produtos a base de óleo, e tenha em mãos sempre um bom adstringente: ele estabiliza a oleosidade da pele e ajuda a fechar os poros. Agora, é bom lembrar que, mesmo a pele oleosa precisa de hidratação, portanto, não despense o uso do tônico. Máscara uma vez por semana também é muito bom…

Já a pele seca tem uma grande tendência ao aparecimento de rugas. É uma pele sem brilho, com pouco elasticidade e áspera. Com o envelhecimento, a pele seca tende a ficar ainda mais seca. Para quem tem a pele seca, um grande amigo e aliado deve ser o creme nutritivo, que se aplica a noite. Atenção: TODO creme noturno deve ser retirado ao acordar. Eles contém em sua fórmula substância que em contato com a luz solar mancham a pele… Para a maquiagem, dar preferência as bases (algumas até possuem hidratante em sua fórmula!)

A pele mista se constitui na famosa “zona T” - testa, nariz e queixo oleosa, e o restante normal ou seca. Esta requer um pouco mais de cuidados na hora de escolher os produtos para a limpeza de pele e para a maquiagem, assim como para sua aplicação. É a pele da maior parte das mulheres. Preferir sempre os hidratantes a base de gel ou de textura fluída, livres de óleo, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Por ser o tipo mais comum de pele entre as mulheres, a indústria cosmética já elaborou produtos funcionais, que hidratam onde a pele é normal ou seca, e controlam o brilho onde é mais oleosa.

PARA NÃO ESQUECER!!!

Criar o hábito de limpar sempre a pele: a noite, para não ir dormir com máscara de fuligem, e pela manhã, para retirar o creme noturno de reposição celular que você passou, e aplicar o seu creme preferido e adequado ao seu tipo de pele. Lembrando sempre, que este deve conter um filtro solar, e ser usado sempre, inclusive no inverno…

Aprenda a se conhecer, conhecer seu corpo, seus limites… Muitas vezes, mais do que um creme caríssimo, você precisa é rever suas horas de sono, viver e encarar o “tranco” com mais tranquilidade.



JAMAIS durma maquiada! Utilize demaquilantes a base de cremes, se você tem a pele seca, loções, para pele oleosa e os bifásicos, para maquiagens à prova d´água. Comece sempre retirando a maquiagem dos olhos, por ter a pele mais sensível, com movimentos circulares.

E não se esqueça: os bons hábitos geram virtudes… Sua pele (seu corpo!) e sua alma agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...